sábado, 19 de novembro de 2016

Mostra sobre oferendas aos Orixás entra em cartaz no Museu do Barro - See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/espacosculturais/mostra-sobre-oferendas-aos-orixas-entra-em-cartaz-no-museu-do-barro-de-caruaru/#sthash.2D9CUiJH.dpuf

CULTURA

A exposição, que marca o Mês da Consciência Negra, revela o papel das oferendas no universo das religiões afro-brasileiras - See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/espacosculturais/mostra-sobre-oferendas-aos-orixas-entra-em-cartaz-no-museu-do-barro-de-caruaru/#sthash.2D9CUiJH.dpuf

Divulgação

Mostra fica em cartaz até 10 de dezembro
A comida tem um papel fundamental no universo das religiões afro-brasileiras, estando presente em praticamente todos os momentos, seja durante a oferta sagrada aos Orixás como nos banquetes ou nas festas mais costumeiras. Sugerindo um mergulho no universo das oferendas nessas tradições que a mostra Oferendas: Obrigações do Sagrado entra em cartaz, nesta sexta-feira (18), no Museu do Barro de Caruaru (Mubac).
“Quem nunca se deparou com oferendas, comidas, bebidas, perfumes e charutos pelas encruzilhadas das cidades? Quem certamente não ouviu algum tipo de associação pejorativa desses ‘despachos’ com ‘os batuqueiros’? A ideia da mostra é justamente ajudar a combater esse preconceito que ainda existe contras as religiões de matriz africana e, principalmente, revelar a complexidade e o simbolismo dos rituais”, conta Amélia Campelo, gestora do Mubac e idealizadora da exposição, que marca as comemorações do Mês da Consciência Negra.
Oferendas: Obrigações do Sagrado é composta por dez xilogravuras dos artistas Ricardo Pessoa e Geo Andrade, que retratam os elementos dos Orixás mais conhecidos (raios de Iansã, martelo de Xangô, cajado de Oxalá, adereço de Nanã, espada de Ogum e espelho de Oxum), uma mesa que reproduz várias oferendas às entidades de matriz africana, além de peças da coleção de Arte Popular de Abelardo Rodrigues e elementos cedidos pelos terreiros de candomblé de Caruaru.
Divulgação

Símbolos dos orixás também ganham destaque na exposição
“As religiões afro-brasileiras são muito reconhecidas por suas festas, com cantos, danças, ritmos dos tambores e comidas. A nossa intenção é retratar um pouco da beleza dessas festividades, que reúnem e fascinam tantas pessoas”, afirma Campelo.
A exposição Oferendas: Obrigações do Sagrado  fica em cartaz até o dia 10/12 e é fruto de uma parceria entre a Secult-PE/Fundarpe, através do Mubac, o Coletivo Afro-Brasileiro Bará Àsà, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e a Prefeitura de Caruaru.
- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/espacosculturais/mostra-sobre-oferendas-aos-orixas-entra-em-cartaz-no-museu-do-barro-de-caruaru/#sthash.2D9CUiJH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário